PCS - Engenharia de Computação e Sistemas Digitais

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 60

2014

1.   2014-Atual. Sistema de Informação para o Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação Brasileiras
Descrição: A adoção de serviços eletrônicos de governo interoperáveis requer uma transformação de processos e da organização, definindo uma nova forma de interação entre as áreas funcionais instituição e a TIC. Um desafio para as organizações está em desenvolver uma arquitetura e uma infraestrutura tecnológica de informação que permitam atender seus objetivos, considerando que o ambiente e as tecnologias estão mudando muito rapidamente. O tema de interoperabilidade relacionada a gestão de informação de biodiversidade, vem sendo abordada de maneira sistemática pela área de pesquisa em Sistema de Informação denominada Biodiversity Informatics, que tem por objetivo enfrentar o desafio de suprir a demanda por tecnologia de apoio à conservação da biodiversidade. As atividades atuais de pequisa em Biodiversity Informatics estão focalizadas nos seguintes aspectos: a) extração de dados, que incluem a digitalização e a classificação de registros de espécies; b) na compilação de dados, que incluem tarefas como montar comunidades de proprietários de dados, organizando seus dados, e publicá-los em redes de informação; c) e na exibição e visualização desses dados, que incluem a visualização em termos geográficos da distribuição conhecida da espécie. A integração dessas fontes de dados permite gerar análises, indicadores e estimativas de distribuições de espécies, mecanismos essenciais para o monitoramento da biodiversidade em todo o planeta. O objetivo geral dessa proposta é o desenvolvimento de uma arquitetura de integração dos sistemas de informação de biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Como mecanismo para permitir sua implementação, serão desenvolvidas capacitações a gestores e especialistas em TIC dessa instituição .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Líria Matsumoto Sato - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Coordenador / Sílvio Luiz Stanzani - Integrante.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2013

1.   2013-Atual. Agricultura e polinizadores ? inseparáveis rumo a um futuro incerto
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Integrante / Tereza Cristina Giannini - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Michael Hrncir - Coordenador / Cláudia Inês da Silva - Integrante / ACOSTA, A.L. - Integrante / Bruno de Carvalho Albertini - Integrante / Camila Maia da Silva - Integrante / Airton Torres Carvalho - Integrante / Rodolfo Jaffé Ribbi - Integrante.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
2.   2013-Atual. Global ITV: Interoperability of Interactive and Hybrid TV systems A new advanced scheme for future services and applications in a global environment
Descrição: O Global ITV deverá criar uma estrutura que permitirá o intercâmbio de novas aplicações HbbTV no cenário europeu e brasileiro previsto para o período 2015-2020, incluindo uma análise do legado dos middlewares em uso atualmente, como GINGA no caso brasileiro. Adicionalmente, a arquitetura das soluções vai permitir a expansão da solução para outros cenários TDT: Japão, China, etc., criando assim a base para um mercado verdadeiramente mundial HbbTV. A proposta levará em conta as novas tendências do usuário, como o vídeo por demanda, o uso das redes sociais e o uso da "segunda tela" concomitante a programação de TV. O projeto foi contemplado pela Chamada MCTI/CNPq nº 13/2012 - Programa de Cooperação Brasil - União Europeia, direcionado para a área de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC). O projeto é coordenado, no lado brasileiro, pelo Prof. Marcelo Zuffo, do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da Universidade de São Paulo (CITI/USP) e, no lado europeu, por Ralf Neudel, líder do grupo de estudos voltados a radiodifusão da Institut fuer Rundfunktechnik GmbH (IRT), Alemanha. No total, este projeto é composto por 17 parceiros, europeus e brasileiros. Processos: CNPq n 490088/2013-9; FP7-ICT-2013-EU-Brazil nº FP7-614087.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Marcelo Knorich Zuffo - Coordenador / Luis Geraldo Pedroso Meloni - Integrante / Celso Setsuo Kurashima - Integrante / Jane Aparecida Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
Membro: Graça Bressan.
3.   2013-Atual. Serviços de polinização na agricultura: impactos potenciais da mudança do clima na ocorrência de abelhas polinizadoras
Descrição: O objetivo principal consiste em estimar o impacto das mudanças climáticas em espécies de abelhas polinizadoras associadas a culturas agrícolas, a partir de uma base de dados já existente de interações polinizador-planta agrícola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Integrante / Tereza Cristina Giannini - Coordenador / Jacobus C. Biesmeijer - Integrante / ACOSTA, A.L. - Integrante / Lucas Alejandro Garibaldi - Integrante.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
4.   2013-Atual. SIGINURB
Descrição: Projeto de pesquisa sobre Cidade Inteligente que utiliza a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira como experimentação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / José Sidnei Colombo Martini - Coordenador.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
5.   2013-2013. Uma arquitetura para a Integração dos Sistemas de Informação de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente
Descrição: A adoção de serviços eletrônicos de governo interoperáveis requer uma transformação de processos e da organização, definindo uma nova forma de interação entre as áreas funcionais instituição e a TIC. Um desafio para as organizações está em desenvolver uma arquitetura e uma infraestrutura tecnológica de informação que permitam atender seus objetivos, considerando que o ambiente e as tecnologias estão mudando muito rapidamente. O tema de interoperabilidade relacionada a gestão de informação de biodiversidade, vem sendo abordada de maneira sistemática pela área de pesquisa em Sistema de Informação denominada Biodiversity Informatics, que tem por objetivo enfrentar o desafio de suprir a demanda por tecnologia de apoio à conservação da biodiversidade. As atividades atuais de pequisa em Biodiversity Informatics estão focalizadas nos seguintes aspectos: a) extração de dados, que incluem a digitalização e a classificação de registros de espécies; b) na compilação de dados, que incluem tarefas como montar comunidades de proprietários de dados, organizando seus dados, e publicá-los em redes de informação; c) e na exibição e visualização desses dados, que incluem a visualização em termos geográficos da distribuição conhecida da espécie. A integração dessas fontes de dados permite gerar análises, indicadores e estimativas de distribuições de espécies, mecanismos essenciais para o monitoramento da biodiversidade em todo o planeta. O objetivo geral dessa proposta é o desenvolvimento de uma arquitetura de integração dos sistemas de informação de biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Como mecanismo para permitir sua implementação, serão desenvolvidas capacitações a gestores e especialistas em TIC dessa instituição. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Adriana Maria Nolasco - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Coordenador.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2012

1.   2012-Atual. Desenvolvimento e Avaliação de Algoritmos para Modelagem de Distribuição de Espécies
Descrição: Ferramentas computacionais de modelagem são fundamentais para apoiar a tarefa de identificação de regiões que apresentam alto risco de perda de biodiversidade. Tais ferramentas são importantes por possibilitarem direcionar os esforços de preservação ambiental para as regiões e espécies mais ameaçadas. Ferramentas de modelagem de distribuição de espécies podem auxiliar na conservação da biodiversidade, no planejamento de uso de regiões não habitadas, previsão de invasão de espécies, no projeto de programas de reintrodução de espécies e até mesmo no projeto de proteção de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, tais ferramentas podem ajudar a compreender os efeitos das mudanças climáticas e outras alterações na distribuição de espécies. Neste contexto, a proposta deste plano de pesquisa é projetar, implementar e avaliar o desempenho de quatro algoritmos baseados em Redes Neurais, Entropia Máxima, Tecnologia Adaptativa e Data Mining como alternativas para construção de modelos de distribuição de espécies, através de uma parceria entre a EPUSP e o INBio . Os algoritmos implementados serão incorporados à ferramenta opensource denominada openModeller para que possam possam ser realizados estudos de casos de modelagem e que também possa beneficiar a comunidade de pesquisadores da área. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Jorge Pinaya - Integrante / Fabrício Augusto Rodrigues - Integrante / Elisângela S. C. Rodrigues - Integrante / Ricardo Luis de Azevedo da Rocha - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Coordenador.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
2.   2012-2013. Especificação e Projeto de sistemas de Informação para Gerenciamento de dados de Plantas Repatriadas - REFLORA
Descrição: Em 2010 o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro recebeu a atribuição de implementar o Herbário Virtual de Plantas Repatriadas do Projeto REFLORA (Processo CNPq nº 564922/2010-2). O projeto trata do repatriamento digital das amostras da flora brasileira que estão em herbários da Europa como do Royal Botanic Gardens, Kew, na Inglaterra e o do Museu Nacional de História Natural de Paris, França. O Herbário Virtual de Plantes do Projeto Reflora será composto pelas plantas repatriadas e as disponíveis no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, disponibilizando dados textuais e imagens digitais de um milhão de amostras botânicas (exsicatas) da flora brasileira para pesquisadores e para público de todo o mundo. A sede desse herbário é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A maior parte dessas amostras foi coletada por naturalistas nos séculos XVIII, XIX e início do XX e levada para outros países. O Herbário Virtual permitirá o repatriamento para o Brasil, em formato digital, desse material sobre a flora brasileira pertencente ao acervo do Royal Botanic Gardens, Kew, na Inglaterra; e do Museu Nacional de História Natural de Paris, França. Sendo que posteriormente poderão ser firmadas outras parcerias envolvendo outras instituições. O projeto permitirá também agilizar a digitalização do acervo do Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que tem aproximadamente 500 mil amostras botânicas. O objetivo deste projeto é apresentar a proposta para a concepção do sistema do Herbário Virtual das Plantas Repatriadas, juntamente com uma proposta de interoperabilidade deste sistema com os dos herbários do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Royal Botanic Gardens, Kew; e Muséum National d'Histoire Naturelle, de Paris... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Coordenador / Daniel Lins da Silva - Integrante / Cauê Felipe Brighenti Pan - Integrante / Dennis Seman - Integrante.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
3.   2012-Atual. Modelo de referência para o processo de definição de zonas de manejo e avaliação dos mapas gerados
Descrição: A Agricultura de Precisão visa ao manejo do talhão considerando sua variabilidade espaço-temporal. Sua ampla utilização só foi possível com o desenvolvimento de ferramentas para coleta e georreferenciamento de dados de produtividade, atributos do solo entre outros. As grandes quantidades de dados resultantes exigem o uso da Tecnologia da Informação para seu processamento, permitindo melhor definição de zonas de manejo. Porém não existe na literatura um modelo de referência para o processo de definição de zonas de manejo. Este trabalho propõe um modelo de referência para o processo de definição de zonas de manejo e métricas para avaliar a qualidade dos mapas gerados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Raul Teruel dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
4.   2012-Atual. Segurança e Mobilidade com Alta Escalabilidade - Projeto Imagens
Descrição: O projeto de pesquisa de Segurança e Mobilidade com Alta Escalabilidade tem por objetivo desenvolver novas tecnologias que impulsionem transações financeiras por meio de novos meios de pagamento ou de transferência de valores. Estas tecnologias devem estimular a expansão do acesso por meio de celulares, smartphones, cartões inteligentes e outros dispositivos eletrônicos de baixo custo, a segmentos da população brasileira que ainda não estão integrados no sistema bancário ou de comércio eletrônico. Neste projeto será explorado o processamento digital de Imagens para o apoio a aplicações financeiras (Processo CAPES 96457 / 2013). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcos Antonio Simplicio Junior - Integrante / Bruno Trevizan de Oliveira - Integrante / Mateus Augusto Silva Santos - Integrante / Geovandro Carlos Crepaldi Firmino Pereira - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Graça Bressan - Integrante / Paulo Sérgio Licciardi Messeder Barreto - Integrante / Felipe Piazza Biasi - Integrante / Jefferson Evandi Ricardini Fernandes de Oliveira - Integrante / Pedro Maat Costa Massolino - Integrante / Cintia Borges Margi - Integrante / Regina Melo Silveira - Integrante / Marcos Vinicius Maciel da Silva - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Regina Melo Silveira - Integrante / Cíntia Borges Margi - Integrante / Paulo Sérgio Licciardi Messeder Barreto - Integrante / Marcos Simplicio - Integrante / RUGGIERO, WILSON V. - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Graça Bressan.

2011

1.   2011-2014. Aplicações distribuídas em Redes de Computadores
Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de redes de computadores, incluindo ambientes colaborativos e sensíveis a contexto permitindo a personalização e recomendação de conteúdo. Entre tais aplicações incluem-se as de ferramentas de suporte ao ensino e aplicações em TV Digital e utilizam técnicas de inteligência artificial para inferências baseadas no contexto e perfil do usuário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graça Bressan - Coordenador.
Membro: Graça Bressan.
2.   2011-Atual. Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação - Biodiversidade e Computação: conservação e uso sustentável na era da informação
Descrição: O projeto é o apoio inicial da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP ao Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação, grupo que tem por objetivo a pesquisa transdisciplinar sobre a biodiversidade neotropical, sua conservação e uso sustentável. Inclui pesquisadores de cinco unidades da USP - Escola Politécnica, Instituto de Biociências, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Instituto de Matemática e Estatística - além de colaboradores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Integrante / Líria Matsumoto Sato - Integrante / Anna Helena Reali Costa - Integrante / Fabiana Soares Santana - Integrante / Lionel Segui Gonçalves - Integrante / Astrid de Matos Peixoto Kleinert - Integrante / Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Integrante / Tiago Maurício Francoy - Integrante / João Eduardo Kogler Junior - Integrante / Denise de Araújo Alves - Integrante / Alves-dos-Santos, Isabel - Integrante / Juliana Saragiotto Silva - Integrante / Tereza Cristina Giannini - Integrante / Carlos Alberto Garófalo - Integrante / Cristina Yumi Miyaki - Integrante / Tatiana Teixeira Torres - Integrante / Anarosa Alves Franco Brandão - Integrante / Jaime Simão Sichman - Integrante / José Kleber da Cunha Pinto - Integrante / Cíntia Borges Margi - Integrante / Cristiano Magalhães Panazio - Integrante / Cassio Guimarães Lopes - Integrante / Emilio Del Moral Hernandez - Integrante / José Rubens Pirani - Integrante / Leônidas de Oliveira Brandão - Integrante / Lúcia G. Lohmann - Integrante / Luiz Cezar Trintinalia - Integrante / Marcos Antonio Simplicio Junior - Integrante / Maria Cristina Arias - Integrante / Miguel Arjona Ramírez - Integrante / Silvana Buzato - Integrante / Valdinei Freire da Silva - Integrante / Vítor Heloiz Nascimento - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
3.   2011-2013. Proposta de Desenvolvimento de um Robô para Inspeção Visual de Linha de Distribuição
Descrição: Este projeto de pesquisa e desenvolvimento têm como objetivo realizar a pesquisa da aplicação dos sistemas robóticos de captura e processamento de imagem, sinais térmicos e de ultrasom no contexto da visão computacional no processo de inspeção da linha de distribuição de energia elétrica. O sistema de captura e processamento de imagem, bem como as outras informações, resultantes do processo de pesquisa serão embarcado eletronicamente, juntamente com o sistema de processamento e controle de movimento do robô e um dispositivo portátil e móvel receberá as informações provenientes do sistema robótico por meio de transmissão de dados sem-fio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Oswaldo Horikawa - Integrante / Danilo de Souza Miguel - Integrante. Financiador(es): Elektro Eletricidade e Serviços - Cooperação.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.

2010

1.   2010-2013. Integração e Interoperação de PCH utilizando comunicação alternativa
Descrição: Realizar pesquisa bibliográfica, de experiências anteriores e de equipamentos de comunicação PLC (Power Line Communication) para possibilitar a sua utilização em linhas de 38KV. Desenvolver projeto de interconexão e interoperação entre as pequenas geradoras através do PLC e o Sistema deSupervisão e Controle da COPEL. Como resultado será obtida a descrição de um sistema de comunicação PLC parasupervisão até a interface com o sistema de supervisão da COPEL através dos protocolos padrão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador. Financiador(es): Copel Distribuicão - Cooperação.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
2.   2010-Atual. Padrões de metadados e ferramentas de digitalização de dados de polinizadores
Descrição: O projeto visa pesquisar e desenvolver ferramentas de TI de apoio ao projeto Conservation and Management of Pollinators for Sustainable Agriculture through an Ecosystem Approach, realizado no Brasil, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente. Além do projeto brasileiro outros dois são realizados em paralelo na África ( QUenia, Uganda e Africa do SUl) e Ásia (Nepal, Paquistão e India) sob a coordenaçãoo global da FAO-ONU e com recursos do Global Environmental Facilities (GEF). Neste projeto pesquisaremos padrões de troca de dados existentes em biodiversidade e proporemos alguns para atender as demandas da comunidade de pesquisa em polinizadores, visando à integração de dados entre sistemas distribuídos. Com base nesses padrões serão desenvolvida ferramentas para digitalização dos dados a serem coletados em experimentos em campo nesse projeto. Elas incorporarão recursos para melhoria da qualidade dos dados digitalizados. Um portal do projeto também será desenvolvido não só para divulgar os resultados mas também pa servir de ferramenta de colaboração e interação entre os participantes de mais de uma dezena de instituições só no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Allan Koch Veiga - Integrante / André Luis Acosta - Integrante / Tereza Cristina Giannini - Integrante. Financiador(es): Food and Agricultural Organization of the United Nations - Outra / Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Outra / Global Environmental Facility - Auxílio financeiro / Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / United Nations Environmental Programe - Outra. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 7
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
3.   2010-2013. TEFIS-TEstbed for Future Internet Services
Descrição: The TEFIS platform will support research on future large-scale and resource demanding Internet service technologies by offering a single access point to different testing and experimental facilities for communities of software and business developers to test, experiment, and collaboratively elaborate knowledge.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador. Financiador(es): European Union - Cooperação.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
4.   2010-2011. Web-services of datasets and data providers using metadata standards Dublin Core and Federal Geographic Data Committee Biological Data Profile
Descrição: Specify and develop web-services of data providers and datasets in the Dublin Core and FGDC BDP standards, respectively, using architecture-based on services developed by the GBIF Portal. This proposal involves the extension of current GBIF services (see http://data.gbif.org/tutorial/services) to support Dublin Core and FGDC BDP metadata standards. These services will be integrated with the IABIN Pollinator Thematic Network (IABIN/PTN) Portal. This source code will be available to be used by IABIN Species and Specimen Thematic Network SSTN/IABIN and GBIF. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Leandro Halle Najm - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Coordenador / Nelson Mimura Gonzalez - Integrante / Rafael Pelegrini Domingues - Integrante.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2009

1.   2009-2011. Development of a protocol for handling pollinator interaction data
Descrição: Visa ao desenvolvimento de um padrão para troca de dados sobre interações polinizador-planta, a ser adotado internacionalmente, e que permitirá a integração e a troca de dados a partir de bases de dados federadas. Esses dados são fundamentais para a tomada de decisão no manejo de polinizadores na agricultura e em áreas nativas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Michael Ruggiero - Integrante / Jorge Augusto Teles - Integrante / Aline Yuri Ieiri - Integrante / Rafael Yukio Kanaoka - Integrante / Barbara Gemmil-Herren - Integrante / Juliana Saragiotto Silva - Integrante. Financiador(es): Food and Agricultural Organization of the United Nations - Auxílio financeiro / Global Environmental Facility - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
2.   2009-2013. Sistemas de monitoramento, tomada de decisão, recomendação e intervenções para aplicação de fertilizantes em taxa variável e avaliação de indicadores
Descrição: Visa a pesquisa e o desenvolvimento em sistemas de apoio a decisão bem como em redes de sensores sem fio para a agricultura de precisão,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Marcos Milan - Integrante / Edson Murakami - Integrante / José Paulo Molin - Coordenador / Fabiana Soares Santana - Integrante / Rubens Angulo Filho - Integrante / Carlos Alberto Vettorazzi - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Wilian França Costa - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
3.   2009-2011. WebBee Images Metadata
Descrição: Visa à pesquisa e ao desenvolvimento de uma ferramenta para catalogação e provimento de metadados sobre conteúdos multimídia de biodiversidade (imagens) do portal Webbee (www.webbee.org.br ) para a Rede IABIN.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Jorge Augusto Teles - Integrante / Allan Koch Veiga - Integrante / Aline Yuri Ieiri - Integrante / Rafael Yukio Kanaoka - Integrante. Financiador(es): Global Environmental Facility - Auxílio financeiro / Organizacao dos Estados Americanos - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
4.   2009-2011. WebBee References Metadata
Descrição: Visa à pesquisa e ao desenvolvimento de uma ferramenta para catalogação e provimento de metadados sobre conteúdos bibliográficos de biodiversidade (bancos de dados bibliográficos) do portal Webbee (www.webbee.org.br ) para a Rede IABIN. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Jorge Augusto Teles - Integrante / Allan Koch Veiga - Integrante / Aline Yuri Ieiri - Integrante / Rafael Yukio Kanaoka - Integrante. Financiador(es): Organizacao dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Global Environmental Facility - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2008

1.   2008-2012. Desenvolvimento de Metodologia, Técnicas e Ferramentas de Engenharia de Software para Aplicações Interativas de TV Digital
Descrição: Projeto financiado pela capes para formação de recursos humanos na área de tV digital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Luiz Gustavo Pacola Alves - Integrante / Fábio Santos da Silva - Integrante / Rogério Augusto Rondini - Integrante / William Roberto Malvezzi - Integrante / Andrezza Bastos Mourão - Integrante / Demostenes Zegarra Rodriguez - Integrante.
Membro: Graça Bressan.
2.   2008-2010. Desenvolvimento de Sistema de Transmissão de Voz e Dados Aplicados para Eletricistas de Linha de Transmissão
Descrição: Este projeto de pesquisa e desenvolvimento têm como objetivo pesquisar os padrões de comunicação sem-fio para uso como meio de comunicação de voz, dados e imagem e desenvolver um sistema capaz de viabilizar a comunicação entre os eletricistas, os veículos de apoio e a central de operação de forma transparente e utilizando recursos tecnológicos que permitam a utilização do dispositivo de comunicação na forma Hand free e de forma úbica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Moacyr Martucci Junior - Integrante. Financiador(es): Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - Outra.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
3.   2008-2013. ROBÓTICA APLICADA ÀS MELHORIAS DAS TAREFAS DE ELETRICISTAS
Descrição: O projeto de pesquisa integra os objetivos para melhorar as condições de saúde e segurança do trabalho das equipes operacionais de manutenção em campo de redes e linhas de distribuição, assim como, elevar a qualidade de execução das atividades e produtividade das mesmas, com redução de esforços físicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / Oswaldo Horikawa - Coordenador / José Antonio Jardini - Integrante. Financiador(es): Companhia Paulista de Força e Luz - Outra.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
4.   2008-2016. SISTEMA DE CONTROLE AUTOMÁTICO PARA AJUSTE EM TEMPO REAL DOS COMPONENTES DE ATERRAMENTO E COMPACTAÇÃO DE SEMEADORAS DIRETAS
Descrição: Desenvolver um sistema de controle composto por dispositivos de sensoriamento, de atuação e de um método de controle lógico com capacidade para atuar automaticamente sobre os parâmetros operacionais dos componentes de aterramento e compactação de semeadoras diretas a partir de informações sobre a variabilidade espacial do solo, adquiridas em tempo real, e visando o desempenho de alta qualidade na semeadura direta de grãos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / Augusto G. de Araujo - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.

2007

1.   2007-2011. Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio
Descrição: Mapear os agentes que compõem a indústria de software, classificar os produtos e serviços em software para o agronegócio e levantar as principais necessidades em soluções em tecnologias de informação para as cadeias produtivas deste setor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Cássia Isabel Costa Mendes - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
2.   2007-2009. SAMBA Projeto de pesquisa financiado pela Comunidade Européia
Descrição: Projeto de pesquisa financiado pela União Européia para a utilização da TV-Digital e o canal de retorno PLC na elaboração de novos serviços interativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / Moacyr Martucci Junior - Coordenador. Financiador(es): European Union - Cooperação. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.

2006

1.   2006-2010. Biodiversidade e uso sustentável dos polinizadores, com ênfase em abelhas
Descrição: Envolve diversas pesquisas sobre a biologia e o uso de abelhas como polinizadores, incluindo a pesquisa e o desenvolvimento de ferramentas computacionais de apoio a essas pesquisas e à integração das informações com outros sitemas de informação sobre biodiversidade em polinizadores. Coordenado pela Dra. Vera Lúcia Imperatriz Fonseca (IB-USP), tendo o prof. A.M. Saraiva como um dos pesquisadores principais (dividindo a coordenação). Envolve o IB-USP, a FMRP-USP, a UFSCar, a FFCLRP-USP e a Poli-USP (Laboratorio de Automação Agrícola). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Coordenador / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Tereza Cristina Giannini - Integrante / Jésus Franco Bueno - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / Antonio Mauro Saraiva - Coordenador.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
2.   2006-2011. IABIN-PTN: InterAmerican Biodiversity Information Network - Pollinator Thematic Network
Descrição: Trata da pesquisa e desenvolvimento de uma rede de informações sobre biodiversidade em polinizadores nas Américas, integrando bases de dados distribuídas através de padrões e protocolos específicos para biodiversidade. Envolve diversos parceiros no continente, sendo a coordenação do projeto dividida entre o Co-Evolution Institute (Dra. Laurie Adams), International Taxonomic Information System (Dr. Mike Ruggiero) e o Laboratorio de Automação Agrícola, LAA-EPUSP (Dr. A.M. Saraiva). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Integrante / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Michael Ruggiero - Integrante / Pablo Salvanha - Integrante / Paulo Venancio Lopes - Integrante / Laurie Davis Adams - Integrante / Elisabeth Sellers - Integrante / Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa - Integrante / Allan Koch Veiga - Integrante. Financiador(es): Organizacao dos Estados Americanos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 9
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2005

1.   2005-2006. Desenvolvimento de uma arquitetura ODP para um servidor IEC 61850 para Redes de Comunicação de Dados em Subestações
Descrição: Este projeto tem como objetivo o uso do IEC 61850 na definição de arquiteturas de objetos distribuídos (middleware em tempo real), encapsulando equipamentos legados da CTEEP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / jorge risco Bezerra - Coordenador.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
2.   2005-2006. FLEXTV - Arquitetura de Middleware para o SBTVD
Descrição: Este projeto coordenado por Guido Lemos (LAVID/UFPb) e do qual o LARC foi participante, sob a coordenação de Graça Bressan) faz parte da iniciativa SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) para o desenvolvimento de um modelo de referência para o middleware de TV digital interativa. Este projeto inclui a definição e implementação de uma infra-estrutura para desenvolvimento de aplicações para TV digital e inclui API Java, aplicações residentes incluindo correio, guia eletrônico de usuário, browser e configurador de perfil de usuário. Neste projeto foi definido metadados para definição de serviços e aplicações de TV digital interativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Graça Bressan - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Raoni Kulesza - Integrante / Luiz Gustavo Pacola Alves - Integrante. Financiador(es): Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - Cooperação / Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Outra / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade Federal da Paraíba - Cooperação / Universidade Federal da Paraíba - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
Membro: Graça Bressan.
3.   2005-2007. GIGA-RNP: Ambiente Colaborativo com Suporte à Transmissão de Vídeo e Mídias Digitais de Alta Definição o
Descrição: Este projeto, coordenado por Graça Bressan, tem por objetivo a pesquisa e desenvolvimento de infra-estruturas e aplicações voltadas para mídias digitais, em especial imagens e vídeo de alta definição, e que permitam a realização de atividades conjunta em tempo real entre pessoas situadas em diferentes localidades conectadas à rede GIGA. Por esta razão foram escolhidas as aplicações na área de pesquisa espacial que trabalham com esses tipos de mídias, envolvem colaboradores compartilhando elevado volume de dados, realizado as análises dos mesmos e interagindo entre si, sendo que tais colaboradores podem estar em diferentes regiões do país ou do mundo. O projeto tem os seguintes objetivos: 1) Estudo de técnicas e metodologias e análise de desempenho para prover qualidade de serviço em redes IP em infra-estrutura de rede GIGA com suporte a serviços de voz e vídeo de alta definição (DV e HDTV) além de transmissão de elevado volume de dados. 2) Análise das alternativas de tecnologia e de protocolos para garantir as necessidades de QoS fim-a-fim das aplicações com alto volume de dados e vídeo digital, com controle de banda e qualidade de serviço definidos pelo usuário. 3) Estudo de protocolos voltados para estabelecimento de sessões de videoconferência de áudio e vídeo de alta através de protocolos H.323 e SIP e de protocolos e interfaces de comunicação voltados à distribuição, multiplexão/demultiplexão, compressão de mídias digitais, tais como MPEG2 e MPEG4. 4) Desenvolvimento de ambientes abertos para atividades colaborativas com capacidade para videoconferência utilizando vídeo e voz, transmissão e recepção de dados em elevado volume e mídias digitais de alta qualidade. Este sistema tem por objetivo ser de uso geral, como ferramenta de videoconferência, podendo ser utilizado em outras aplicações que não espacial, tais como ensino a distância, medicina ou outras. 5) Implementação de aplicações para aquisição, visualização e tratamento de dados de testes de satélit. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Graça Bressan - Coordenador / Wilson Vicente Ruggiero - Integrante / Regina Melo Silveira - Integrante / Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho - Integrante / Raoni Kulesza - Integrante / Heyder Hey - Integrante / Luiz Gustavo Pacola Alves - Integrante / Fernando Luiz de Almeida - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Cooperação / Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 4
Membro: Graça Bressan.
4.   2005-2010. OpenModeller - Um framework para modelagem de distribuição de espécies
Descrição: Projeto de pesquisa Temático financiado pela FAPESP, que envolve O Centro de Referencia em Informação Ambiental, CRIA, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, e a Escola Politécnica da USP, através do Laboratório de Automação Agrícola, do LAboratório de Computação de Alto Desempenho e do Laboratorio de Tecnologias Adaptativas. O coordenador geral é o Dr. Vanderlei P. Canhos do CRIA, o prof. Antonio M. Saraiva coordena a equipe da Poli, e o Dr. Gilberto Câmara coordena a equipe do INPE. O projeto propõe desenvolver um ambiente computacional para a modelagem de espécies. Isso envolve trabalhar com dados (locais e remotos) sobre a presença (localização) e ausência de espécies, ferramentas de data cleaning, dados ambientais, preparação dos dados, algoritmos para modelagem, pré e pós análise, desenvolvimento de software baseado em componentes, computação de alta performance, serviços web e interfaces desktop. A equipe procurará desenvolver o sistema utilizando software livre e de código aberto. As três instituições de pesquisa diretamente envolvidas no projeto são o CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental, a Escola Politécnica da USP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O CRIA contribui com a sua experiência no desenvolvimento de sistemas on-line, no desenvolvimento da biblioteca "openModeller", do protocolo DiGIR, e no desenvolvimento da rede speciesLink. O INPE contribui com o seu conhecimento sobre informações ambientais e no desenvolvimento da biblioteca TerraLib. A Escola Politécnica da USP contribui com pesquisa em algoritmos, serviços web, tecnologia adaptativa, e computação paralela. Duração de 3 anos, e recursos da ordem de R$1.500.000,00.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Vanderlei Perez Canhos - Coordenador / Gilberto Câmara - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2004

1.   2004-2009. Aplicação de TI em Piscicultura
Descrição: O presente projeto tem como objetivo a realização de atividades visando a pesquisa conjunta na área de aplicação da tecnologia da informação no processo agrícola de cultura confinada de peixes, com vistas ao fortalecimento dos grupos de pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), auxiliando no futuro processo de implantação de programas de pós-graduação na área de computação. O projeto é subdivido em etapas seqüenciais e a primeira etapa, contemplada neste plano de trabalho, compreende o estudo de caso de aplicação da Tecnologia da Informação (TI) no processo de cultura (criação) e produção de peixes para consumo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Joao Jose Neto - Integrante. Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Cooperação. Número de produções C, T A: 4
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
2.   2004-2006. HD-SD
Descrição: Desenvolver módulos de software para a plataforma IBO+, solução da Philips Semicondutores para TV digital e híbrida, de modo a permitir a recepção de sinais de alta definição (HD) e converter estes sinais para o padrão Standard (SD) de tal forma que um TV normal possa exibir as programações recebidas no formato HD.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Silvio Miyadaira Amancio - Integrante / Éder José Pelegrini - Integrante / Rodrigo Rage Ferro - Integrante. Financiador(es): Philips do Brasil - Cooperação.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
3.   2004-2009. Kyatera
Descrição: Objetivos: Os objetivos amplos do projeto em termos de pesquisa são: " Realizar e disponibilizar pesquisas e experimentos em serviços de ecossistemas com foco em polinização e fotossíntese. " Realizar pesquisas e estudos sobre tecnologias para o desenvolvimento de weblabs numa rede de alta velocidade. " Desenvolver pesquisas em uso e criação de soluções open-source para os softwares envolvidos nos weblabs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante / Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Vera L Imperatriz Fonseca - Integrante / Pedro Luis Pizzigati Correa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
4.   2004-2009. KYATERA
Descrição: KyaTera é um projeto do programa TIDIA. O nome provém da palavra tupi-guarani "kya", que significa rede de pesca e do termo grego "tera", que remete a algo gigantesco. KyaTera é um projeto cooperativo que visa ao estabelecimento de uma rede de fibras ópticas destinada à pesquisa, desenvolvimento e demonstração de tecnologias para aplicações da Internet Avançada. A rede baseia-se no conceito de fibras exclusivas chegando diretamente até os laboratórios. Ela é dividida em rede experimental, que funciona como uma plataforma de testes, e rede estável, que permite a comunicação entre os WebLabs - laboratórios de diversas áreas do conhecimento que disponibilizam seus instrumentos para controle remoto. O objetivo principal do projeto KyaTera é promover um avanço significativo na geração de conhecimento sobre tecnologias de rede e aplicações da Internet Avançada, bem como na formação de recursos humanos e nas pesquisas dos centros de áreas variadas que participam do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Integrante / Regina Melo Silveira - Integrante / Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho - Coordenador / Daniela Vieira Cunha - Integrante / Alex Carlos Pellegrinetti Mendes - Integrante / Márcio Silva - Integrante / Ivo Brassolatti - Integrante / Jaime Juliano Oliveira - Integrante / Marcos Tork - Integrante / Felipe Mao - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Graça Bressan.
5.   2004-2007. Robótica Aplicada a Processos de Linha de Frente
Descrição: A rede de distribuição apresenta grande variedade de componentes, agregados segundo vários projetos. Isto faz com que haja enorme diversidade de procedimentos para sua manutenção. Tais procedimentos são muitas vezes perigosos, pois envolvem redes energizadas ou proximidade à elas, alem de movimentação de pessoal e equipamentos pesados em lugares de acesso difícil (trânsito, terreno impróprio, etc). Normalmente, nas Concessionárias, é feito um esforço para padronização de projetos de rede, o que favorece a manutenção. Mesmo assim ela permanece onerosa e perigosa, demandando o uso de grande área física para sua execução, com grandes e pesados equipamentos, além de equipes especializadas para sua realização. Além disto as ferramentas utilizadas nestes trabalhos são ainda convencionais, demandando longo tempo de trabalho, com aumento dos riscos. Este quadro evoca a necessidade de agilização e atribuição de segurança aos processos. Por outro lado, avanços na área da mecatrônica e sistemas robóticos, equipados com sensoreamento térmico, visual, mecânico, etc., apresentam-se como um rico campo de pesquisa e desenvolvimento de autômatas, da semi-automação de processos, desenvolvimento de novas ferramentas, o que, em conjunto, permitirão sensíveis ganhos de produtividade e segurança nas atividades de linha de frente. O motivador do projeto está na redução de custos e riscos existentes nesta manutenção, agregando funções de reparos semi- automáticas, monitoramento e diagnostico, o quanto possível sem a interrupção do fornecimento, dentre outros. NOTA: Foi questionado a participação continua de um técnico. Deve-se ao fato do projeto ter um forte conteudo de desenvolvimento de protótipos e cabeças de série de equipamentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Oswaldo Horikawa - Integrante / Marcello Silvério - Integrante / Silvio Miyadaira Amancio - Integrante. Financiador(es): Companhia Paulista de Força e Luz - Outra. Número de produções C, T A: 7
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
6.   2004-2009. TIDIA-AE - Aprendizado Eletrônico
Descrição: Este projeto financiado pela Fapesp, através do programa Tecnologias da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (TIDIA), reune grupos de pesquisa no Estado de São Paulo em um projeto cooperativo de Ensino a Distância (EaD) coordenado pelo Prof. Wilson Ruggiero e no qual participo como vice-coordenadora do na participação do LARC/EPUSP. Trata-se de um projeto de pesquisa visando o desenvolvimento de ferramentas de suporte e apoio ao ensino e aprendizagem com interações presenciais e a distância, síncronas e assíncronas. As áreas identificadas foram: Gestão de Conteúdo, Gestão de Usuários, Infra-estrutura de Comunicação, Produção de Conteúdos Didáticos Na primeira etapa do projeto foi desenvolvido um ambiente para gerenciamento de cursos e alunos e ferramentas para colaboração síncrona e assíncrona. Além de participar na especificação e desenvolvimento da infra-estrutura de gerenciamento, nesta segunda etapa do projeto iniciada em 2007 serão encaminhadas atividades de pesquisa em distribuição de conteúdo multimídia e ambientes colaborativos incluindo vídeo e adaptação do aprendizado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Luisa Aleyda Garcia Gonzalez - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Gustavo Bianchi Cinelli - Integrante / Maria Fernanda Rodrigues Vaz - Integrante / Christiane Meiler Baptista - Integrante / Juliana Mesquita - Integrante / Mariana Di Lucas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 2
Membro: Graça Bressan.
7.   2004-2009. Virtual Network Center for Ecosystem Services - ViNCES
Descrição: O projeto visa desenvolver o conceito de web lab aplicado às pesquisas em serviços de ecossistemas, com foco em fotossíntese e polinização. Serão desenvolvidas aplicações de instrumentação na web para experimentos com meliponíneos, em parceria com o Laboratório de Abelhas, e com fotossintese em jatobá, com o Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente. O projeto foi selecionado dentro do Programa TIDIA - Tecnologia da Informação para o desenvolvimento da Internet Avançada, da FAPESP, no subprograma 1, Testbed, que visa desenvolver uma rede de laboratórios na web, weblabs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Integrante / Madeleine Lita Barriga Puente de la Vega - Integrante / Marcos Silveira Buckeridge - Integrante / Isis Santos Costa - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2002

1.   2002-Atual. Cooperação em Pesquisa com o Departamento de Engenharia da Universidade Nacional de Yokohama
Descrição: COOPERATIVE RESEARCH AGREEMENT TERM YOKOHAMA NATIONAL UNIVERSITY FACULTY OF ENGINEERING ECHOTECHNOLOGY SYSTEM LABORATORY. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador. Financiador(es): Universidade Nacional de Yokohama - Cooperação. Número de produções C, T A: 3
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
2.   2002-2006. Desenvolvimento de metodologia e ferramentas computacionais para otimização de sistemas de produção animal baseado em sensores eletrônicos e transferência de dados a distância
Descrição: No Brasil, os diversos setores da produção animal vêm nos últimos anos adotando técnicas para otimizar o seu sistema de produção e aumentar os lucros. Técnicas como inseminação artificial, transferência de embriões e automação de galpões de produção são alguns exemplos que mostram que o produtor de hoje investe em tecnologias para minimizar as perdas na sua produção e garantir o lucro no final do processo. Os conceitos de Zootecnia de Precisão foram então definidos para que servissem de suporte para as pesquisas e os desenvolvimentos de novas tecnologias para a área e, que permitam satisfazer a demanda gerada pelo setor. Hoje, pode-se dizer que uma parcela significativa da produção animal desfruta de tecnologias de ponta dentro do seu sistema de produção, porém, falta um controle maior sobre estas tecnologias e os processos que ocorrem dentro desse sistema. O projeto é direcionado para desenvolver metodologias que vão permitir um maior controle sobre os processos existentes dentro das propriedades, com o objetivo de otimizar a utilização de tecnologias já existentes no mercado, utilizando a transferência de informações à distância. Tal estratégia permitirá a montagem/adequação de um banco de dados que irá ajudar a implementar a rastreabilidade dos produtos e subprodutos de cada setor. As coletas das informações serão feitas de maneira digital utilizando equipamentos eletrônicos implantáveis e não implantáveis. Esta é uma proposta de trabalho multinstitucional, que envolve equipes da UNICAMP/FEAGRI, USP/POLI, USP/Esalq, USP/FZEA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Andréa Carla Alves Borim - Integrante / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Irenilza de Alencar Nääs - Coordenador / Ely Tadeu Dirani - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Universidade de São Paulo - Cooperação / Universidade Federal de Uberlândia - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
3.   2002-2004. I2TV- Infra-estrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Programas e Ferramentas para TV Interativa (CNPq)
Descrição: Aplicações de vídeo interativo em banda larga são em geral aplicações que exigem transmissão multicast (para um grupo de usuários) e com qualidade de serviço (QoS). A diversidade de sistemas para o transporte multimídia em redes de backbone e redes de acesso salienta a importância do desenvolvimento de frameworks para a solução dos diversos problemas, independentes da utilização de uma rede ou protocolo específico, mas adaptável a ele. O desenvolvimento de frameworks para comunicação de grupo com QoS é também um dos focos deste projeto. A programação de aplicações de vídeo para plataformas distribuídas e heterogêneas parece poder se beneficiar da utilização de um padrão de componentes, como o CORBA. No entanto, esse padrão, assim como a maior parte dos sistemas existentes atualmente, se baseia em uma arquitetura cliente-servidor. Uma das direções de trabalho neste projeto será o estudo de arquiteturas alternativas para aplicações de vídeo e a possibilidade de coordenar a utilização do padrão CORBA com paradigmas de orientação a eventos, comunicação peer-to-peer e comunicação assíncrona mais adequados para comunicação em grupo e comunicação em redes não confiáveis. O estudo de paradigmas de suporte a programação de aplicações de vídeo para ambientes heterogêneos é um outro enfoque deste projeto. Os objetivos do projeto são: - a geração de conteúdo através do domínio das tecnologias para codificação de programas de TV Interativa - desenvolvimento de sistemas de autoria para documentos hipermídia (filmes, programas jornalísticos, documentários, comerciais, etc.) com relacionamentos de sincronização temporal e espacial - construção de exibidores (formatadores) temporais visando o desenvolvimento de aplicativos clientes de controle de exibição que poderão ser utilizados em set-top boxes; e o desenvolvimento de terminais - desenvolvimento de sistemas (redes) de suporte a distribuição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Regina Melo Silveira - Coordenador / Celso Hatori - Integrante / Raoni Kulesza - Integrante / Fábio Sotano Camilo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Graça Bressan.
4.   2002-2004. Modelagem de trafegabilidade do solo sob manejo conservacionista através de lógica fuzzy
Descrição: O trabalho envolve o desenvolvimento de um modelo de compactação do solo e da trafegabilidade de máquinas em condições de plantio direto, baseado em lógica fuzzy ou nebulosa. Este trabalho está sendo desenvolvido pelo doutorando Augusto G. Araújo, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, sob orientação do autor. Com base em informações do solo e de seu teor de umidade, e da máquina, está sendo desenvolvido um modelo que procura representar o raciocínio de um especialista acerca da trafegabilidade e do aumento da compactação. O modelo calcula a compactação final do solo após a passagem da máquina e classifica a trafegabilidade, que se expressa em classes como trafegável, inadequado, muito inadequado, as quais carregam uma forte componente de incerteza e ambigüidade típica do raciocínio humano. O modelo, uma vez desenvolvido, poderá ser implementado como um módulo, um serviço Web, que poderá ser utilizado por outros sistemas de informação pela Internet de maneira integrada. Entre as aplicações vislumbra-se a sua integração aos sistemas de informações de gerenciamento da AP, como forma de tomada de decisão sobre a realização das operações em campo. Adicionalmente, uma aplicação Web poderá facultar aos usuários o acesso direto ao modelo através de um navegador. Para esse trabalho foram obtidos recursos na Fundação Araucária, PR, em nome do pesquisador do IAPAR (convênio n.014/2003, no valor de R$ 29.274,00), com participação do docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Augusto Guilherme Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa / Instituto Agronômico do Paraná - Cooperação. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
5.   2002-2004. TVoD - Sistema de Multimídia sob Demanda para Distribuição de Material Digital das TVs Educativas (CNPq)
Descrição: O objetivo principal deste projeto é a definição e implantação de uma infraestrutura mínima necessária para a digitalização de material de áudio e vídeo analógico [7, 8] para que se possa iniciar um processo de modernização da TV Cultura, de forma a poder disponibilizar seu conteudo junto a RMAV-SP. Além disso, o projeto permitirá fazer pesquisa e desenvolver uma metodologia de produção digital, edição não-linear, digitalização, compressão, armazenamento, organização da hierarquia de memória e de acesso seguro a esses acervos. Essa metodologia será transferida para a TV Cultura e, a partir da integração do sistema de vídeo sob demanda a RMAV-SP, o material digitalizado poderá ser acessado por estudantes, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Outra questão relevante na digitalização e disponibilização de conteúdo digital está relacionado as buscas através de palavras chaves ou através de características da mídia em questão. Um sistema de armazenamento de informação deve ser eficiente na busca e recuperação do conteúdo, para isso é necessário escolher uma técnica eficiente de indexação [2, 3]. Esta problemática será também tema de estudo e pesquisa dentro do contexto do sistema de multimídia sob demanda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Rubens Ramires Fonseca - Integrante / Reinaldo Matsushima - Integrante / Maurício Monteiro - Integrante / Celso Hatori - Integrante / Ivan Negro Isola - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Graça Bressan.

2001

1.   2001-2005. Fitomonitoração e modelagem de fotossíntese em Hymenaea courbaril (jatobá)
Descrição: A quantificação de absorção de CO2 por florestas ou outros ecossistemas é uma tarefa complexa devido aos diversos fatores envolvidos. Por outro lado essa quantificação é necessária, seja para fins de estudos científicos de balanço de CO2, seja para uma finalidade econômica como a dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo. Para auxiliar a solução desse problema este projeto propõe o desenvolvimento de um modelo de predição de fotossíntese líquida e condutância estomática, no nível da folha, em Hymenaea courbaril (jatobá). A técnica usada para o modelamento será a de redes neurais artificiais. Para atingir o objetivo proposto será realizada a monitoração de variáveis fitofisiológicas (fotossíntese líquida, condutância estomática, transpiração, temperatura da folha, área foliar e fluorescência) e variáveis ambientais (radiação ativa fotossintética, umidade relativa do ar, temperatura do ar e concentração de CO2 atmosférico) durante um ano. Com parte desses dados será realizado o modelamento, e com outra parte será feita a avaliação do modelo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Madeleine Lita Barriga Puente de la Vega - Integrante / Hernán Prieto Schmidt - Integrante / Marcos Silveira Buckeridge - Integrante / Isis Santos Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Instituto de Botânica - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
2.   2001-2007. Framework para desenvolvimento de sistemas de informações para agricultura de precisão
Descrição: Este trabalho visa desenvolver um novo modelo para os sistemas de informações para Agricultura de Precisão trabalhando com a visão de sistemas distribuídos baseados em componentes, mais flexíveis e tolerantes às rápidas mudanças da tecnologia e do domínio. Os componentes deverão permitir a distribuição dinâmica para reuso em múltiplos sistemas e plataformas computacionais e serem objetos de integração de sistemas. A estratégia é construir os componentes como Serviços Web, já que eles combinam os melhores aspectos do desenvolvimento baseado em componentes, o do encapsulamento de funcionalidades que podem ser reusadas sem a necessidade de saber como são implementados, com a utilização de protocolos e formatos de dados padrões da Internet, como HTTP, SOAP, e principalmente XML, o que os tornam interoperáveis e independentes de plataforma computacional. São, portanto, ideais para integrar diferentes sistemas, e desta forma contribuir para a construção de SI complexos, distribuídos e interoperáveis para AP. As funcionalidades desses Serviços Web deverão ser dirigidas pelo modelo de objetos MOSAICo. Para materializar essa nova visão de sistemas de informações para AP foi necessário criar uma infra-estrutura que suportasse as tecnologias envolvidas e desenvolver um exemplo implementado sob o novo paradigma. Como estudo de caso está sendo desenvolvido o serviço Web "Correção de Dados de Monitores de Produtividade", a partir de um algoritmo proposto por trabalho de Leonardo A.A. Menegatti, sob orientação do prof. Dr. J.P. Molin, da ESALQ-USP. Um outro trabalho visa a especificar um banco de dados geo-espacial baseado no MOSAICo, estabelecendo um meio comum para armazenamento e gerenciamento de informações relacionadas à Agricultura de Precisão. Essa especificação poderá servir como esquema geral para integração de outros bancos de dados. A proposta será baseada também nos modelos OpenGIS e GML, entre outros, de modo a possibilitar a interoperabilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Edson Murakami - Integrante / José Paulo Molin - Integrante / Guilherme Rocha Gomes - Integrante / Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Júnior - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Programa Rhae Cnpq - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

2000

1.   2000-2001. Monitoramento de Equipamentos de Subestações.
Descrição: Desenvolver um sistema que permita o monitoramento e a análise dos equipamentos elétricos das subestações de forma automática, de modo a propiciar informação sobre o estado dos equipamentos e uma projeção para a manutenção preventiva dos equipamentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Renato de Souza Cunha - Integrante / Humberto A P Silva - Integrante / Ary Junqueira Filho - Integrante / Jobson Martins da Silva - Integrante / Carlos Wada - Integrante. Financiador(es): Agencia Nacional de Energia Elétrica - Cooperação. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
2.   2000-2001. Sistema Especialista de Diagnóstico.
Descrição: Conceituar, pesquisar, modelar, avaliar e desenvolver um sistema de predição de falhas em transformadores de subestações de energia elétrica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andre Riyuiti Hirakawa - Coordenador / Renato de Souza Cunha - Integrante / Humberto A P Silva - Integrante / Ary Junqueira Filho - Integrante / Jobson Martins da Silva - Integrante / Carlos Wada - Integrante. Financiador(es): Agencia Nacional de Energia Elétrica - Cooperação. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Andre Riyuiti Hirakawa.
3.   2000-2007. WebBee: uma rede de informações sobre biodiversidade brasileira em abelhas nativas
Descrição: WebBee é um sistema que envolve instrumentação de colônias de abelhas, monitoramento climático com estação meteorológica, e sua interligação a um banco de dados disponibilizado on-line, via Internet. O banco de dados possui ainda informações sobre espécies de abelhas nativas e plantas visitadas, e serve como repositório para diversos grupos de pesquisa em abelhas no Brasil, constituindo-se numa rede de apoio a pesquisa e à disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira. Pode ser visitado em www.webbee.org.br.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / André Riyuiti Hirakawa - Integrante / Renato Sousa da Cunha - Integrante / Rafael Couto Rodrigues de Oliveira - Integrante / Vera Lúcia Imperatriz Fonseca - Integrante / Madeleine Lita Barriga Puente de la Vega - Integrante / Etienne Américo Cartolano Júnior - Integrante / Márcio Henrique Oliveira - Integrante / Fábio Gimenes Bueno - Integrante / Giorgio Cristino Venturieri - Integrante / Alerso Souza Delgado - Integrante / Norberto Lopes Hulle - Integrante / Ana Terra - Integrante / Pablo Candiani - Integrante / Sylvia Matsuda - Integrante / Tom Wesenleers - Integrante / Marilda Cortopassi Laurino - Integrante / Dick Koedam - Integrante / Rosana Borges Cartolano - Integrante / Guilherme Rocha Gomes - Integrante / Robert Willian de Brito Gonçalves - Integrante / Luciano Corrêa Andrade - Integrante / Favízia Freitas de Oliveira - Integrante / Tereza Cristina Giannini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade de São Paulo - Bolsa / Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 16 / Número de orientações: 7
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

1999

1.   1999-2001. LDVD - LABORATÓRIO DISTRIBUÍDO DE VÍDEO SOB DEMANDA (FAPESP)
Descrição: Este projeto tem como objetivo tratar questões relevantes e investigação de problemas relacionados à produção, processamento, distribuição, armazenamento, gerenciamento e segurança de aplicações distribuídas que manipulam conteúdos multimídia. Para que a investigação das tecnologias envolvidas nessas aplicações possa ser feito dentro de um ambiente real de utilização, optou-se por selecionar uma área de aplicação que motivasse e se caracterizasse como uma aplicação distribuída multimídia típica e de grande importância científica, econômica e social. Desta forma, motiva-se este projeto não só através do desenvolvimento científico e tecnológico esperado, como também pela sua consequente aplicação no meio econômico e social de nossa sociedade. O ambiente de aplicação escolhido foi o da Educação à Distância. Recursos da tecnologia da informação, tanto computacionais quanto de comunicação, podem ser utilizados para tornar o processo educacional mais eficaz: ajudar a manter os alunos intelectualmente ativos em relação à matéria durante aulas e palestras; permitir o acesso sob demanda ao material do curso, bem como a materiais auxiliares espalhados por toda a extensão da rede internacional; mecanizar as tarefas de monitoração e avaliação dos alunos em cursos de massa; disponibilizar laboratórios de simulação impossíveis de se realizar de outra forma; permitir a visualização e compreensão de situações complexas e a realização de exercícios que as envolvam; estabelecimento de sistemas de ajuda à distância, parcialmente mecanizados, com capacidades gráficas e interativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Cíntia Borges Margi - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
Membro: Graça Bressan.
2.   1999-2002. LED -ES: Laboratorio de Ensino a Distancia para Engenharia e Saude (CNPq)
Descrição: O interesse comum na área de ensino à distância, demonstrado tanto pelo LARC - EPUSP (Laboratório de Arquitetura de Redes e Computadores da Escola Politécnica da USP) quanto pelo CIS - EPM (Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP), criou a oportunidade de uma parceria entre esses grupos de pesquisa. Essa parceria pretende propiciar troca de experiências adquiridas na área e futuros desenvolvimentos conjuntos, a fim de demonstrar a aplicabilidade de métodos, ferramentas e infra-estrutura de ensino remoto em áreas bastante diferenciadas. O presente projeto tem como objetivo a criação e implantação de Laboratórios de Ensino à Distância para as Áreas de Engenharia e de Saúde, permitindo a implantação da infra-estrutura necessária para dar suporte à pesquisa, desenvolvimento, produção e avaliação de material didático multimídia e do ambiente para sua distribuição a uma grande comunidade de usuários espalhados geograficamente. Serão cobertos por este projeto: os aspectos pedagógicos associados ao ensino a distância, os aspectos da tecnologia de sistemas com multimídia mediados pela Internet, o desenvolvimento de ferramentas para o auxílio do desenvolvimento dos cursos, a avaliação de tais ferramentas e ainda a avaliação do modelo pedagógico utilizado para o processo ensino-aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Oscar Dantas Vilcachagua - Integrante / Luciana Aparecida Martinez Zaina - Integrante / Gustavo Bianchi Cinelli - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Graça Bressan.
3.   1999-2004. Modelo de objetos de sistemas de gerenciamento de coleções biológicas
Descrição: Este projeto tem por objetivo propor a arquitetura e realizar a modelagem visando a futura implementação de um sistema de informação baseado na Web para o cadastramento, gerenciamento, compartilhamento e divulgação de coleções biológicas. O sistema será todo baseado nas tecnologias disponíveis para a Web, sendo a função de compartilhamento das informações com outros sistemas disponibilizada através de serviços (Web Services), e as demais funções de acesso direto ao banco de dados, através de uma aplicação(site) na Internet. Na proposta, o sistema prevê a interligação com outros sistemas de coleções, como o SinBiota, da FAPESP. O trabalho é desenvolvido pelo mestrando Marcelo Teixeira de Oliveira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Marcelo Teixeira de Oliveira - Integrante.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
4.   1999-2001. POLI-VIRTUAL
Descrição: Esse projeto, desenvolvido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem como objetivo principal dar um passo significativo em relação à evolução do ensino, questionando o papel e a atuação do ensino presencial e não-presencial, e modernizando os recursos disponíveis para tal atuação, de forma a expandi-la. As técnicas pedagógicas requeridas pelo ensino não presencial são significativamente diferentes daquelas normalmente aplicadas no processo tradicional de educação e aprendizagem. A metodologia tradicional de ensino deve ser adaptada para a utilização destas novas tecnologias. O Projeto Poli-Virtual irá modernizar a infra-estrutura de comunicação com implementação de uma rede de alta velocidade (ATM), implantar recursos para a criação de material de ensino multimídia on-line, e disponibilizar informações técnicas e científicas para os diversos programas de ensino presencial ou a distância da Escola. O projeto utiliza intensamente a Internet (Web) e implementa uma Base de Conhecimento Multimídia, um Sistema de Vídeo sob Demanda e cursos por videoconferência, além de automatizar alguns processos acadêmicos da instituição. O projeto está dividido em duas partes distintas e complementares: Automação do Ensino e Automação de Serviços. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Graça Bressan - Integrante / Wilson Vicente Ruggiero - Coordenador / Regina Melo Silveira - Integrante / Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho - Integrante / Vivian Bastos Dias - Integrante. Financiador(es): Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Graça Bressan.

1997

1.   1997-2000. Desenvolvimento de um monitor de pesagem para carregadora de cana-de-açúcar
Descrição: Neste projeto, desenvolvido com o Centro de Tecnologia Copersucar, CTC, foi estudado o comportamento dinâmico de uma carregadora de cana de açúcar, com o uso de instrumentação aplicada à máquina em ensios de campo. A partir desses dados foi desenvolvido um modelo matemático para que, implementado num sistema de pesagem, pudesse ser calculado, em tempo real, o peso efetivo de cana carregado pela máquina em cada carga.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / André Riyuiti Hirakawa - Integrante / Marcelo de Almeida Pierossi - Integrante / Jamerson Isaías de Santana - Integrante / Suleiman José Hassuani - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool - Centro de Tecnologia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

1996

1.   1996-1999. Modelo de objetos para sistemas de informações para agricultura de precisão
Descrição: O trabalho envolveu o desenvolvimento de um meta-modelo de sistema para agricultura de precisão. Esse modelo abstrato para uma classe de sistemas, serve como um fundamento para o desenvolvimento de sistemas específicos, para a compreensão de seus requisitos e para a análise das características dos sistemas existentes. Como método de desenvolvimento foram adotados paradigmas de análise de domínio e de orientação a objetos, em particular com a abordagem por casos de uso. O modelo de domínio da agricultura de precisão resultou também num texto que foi provavelmente o primeiro do gênero publicado no Brasil, abordando a fundamentação, os requisitos, as tecnologias e os problemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Antonio Marcos de Aguirra Massola - Integrante / Jamerson Isaías de Santana - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 1
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

1995

1.   1995-1998. Laboratório de Pesquisa e ensino de automação de manufatura
Descrição: Este projeto visou o desenvolvimento de um laboratório para para o ensino e a pesquisa em automação da manufatura. Foi desenvolvido um projeto de um mini-centro de usinagem com o propósito de ser integrado a sistemas de gerenciamento de maneira a formar células flexíveis. Seu custo substancialmente inferior a outros sistemas industriais ou didáticos, possibilitaria a montagem de laboratórios para ensino e pesquisa em automação da manufatura em escolas técnicas e universidades. Foi arquivado por questões financeiras do patrocinador.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Integrante / Edson Casagrande - Integrante / Conrado Alceste Montineri - Coordenador. Financiador(es): Mcs Engenharia Ltda - Cooperação.
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

1993

1.   1993-2002. Equipamentos para automação agrícola
Descrição: Neste projeto de grande porte financiado pela FINEP e pelo Programa RHAE foram desenvolvidas atividades de pesquisa relacionadas a eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, ao controle de ambientes, a padrões e normas em automação agrícola e a agricultura de precisão, as quais são em muitos aspectos interrelacionadas. Foi desenvolvida uma nova versão de um Monitor de Semeadora, com recursos para gerenciamento dos dados off-line, como ferramenta para gerenciamento da operação, e não apenas como apoio ao tratorista. Foram incorporadas novas funcionalidades ao Monitor, que incluíram a capacidade de armazenamento de estatísticas e sua posterior transferência para um computador pessoal, onde relatórios e gráficos sobre a operação podem ser gerados para análise do desempenho da máquina e do operador. e uma proposta de um monitor de semeadora integrado a um receptor GPS para a confecção de mapas de semeadura. A industrializaçao do protótipo chegou a ser discutida com uma empresa interessada na sua comercialização. Foram realizados estudos sobre sensores de fluxo de sementes utilizando diversos tipos de componentes ópticos e geometrias. Foram desenvolvidos diversos softwares de apoio a pesquisa (Simulador de GPS, Simulador de Semeadora), e um protótipo de sistema de controle de ambientes. Uma quantidade grande de alunos foram treinados e envolvidos com a temática da automação agrícola, e vários trabalhos foram publicados no Brasil e exterior. O projeto foi fundamental para a consolidação do Laboratório de Automação Agrícola. Foram obtidos recursos de duas linhas do Programa RHAE/CNPq - Programa de Formação de Recursos Humanos e Capacitação Tecnológica - do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT: a de informática e a de engenharia industrial de precisão. Foram também obtidos recursos da FINEP-FNDCT.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Sérgio Miranda Paz - Integrante / André Riyuiti Hirakawa - Integrante / Antonio Marcos de Aguirra Massola - Integrante / Renato Sousa da Cunha - Integrante / Bruno Abrantes Basseto - Integrante / Edmur Canzian - Integrante / Stephen W Searcy - Integrante / Jamerson Isaías de Santana - Integrante / Cesar Strauss - Integrante / Hugo Puertas de Araújo - Integrante / Roberto Porto Benatti - Integrante / Alberto Furtado Scodiero Júnior - Integrante / Flávio Gouveia de Paiva Nóbrega - Integrante / Antonio Marcos Moreiras - Integrante / Alexandre de Almeida Guimarães - Integrante / Alberto Araújo Lopes - Integrante / Edson Koji Matsumoto - Integrante / Andréa Massamyi Matsunaga - Integrante / Luis Eduardo Koeneman Franco - Integrante / Peng Chun Hsin - Integrante / Katia Mara Rabelo da Silva - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Programa Rhae Cnpq - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 76 / Número de orientações: 17
Membro: Antonio Mauro Saraiva.

1990

1.   1990-1994. Monitor de semeadora
Descrição: Foi desenvolvido um protótipo de um Monitor de Semeadora, um equipamento para apoio à realização da operação em campo, sinalizando falhas na semeadura além de indicar em tempo real algumas variáveis do processo, como velocidade, taxa média de semeadura, área plantada. Foram também desenvolvidos protótipos de sensores de fluxo de sementes, procurando-se identificar alternativas tecnológicas para os sensores disponíveis no mercado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / Sérgio Miranda Paz - Integrante / Evandro Kiyoshi Taniguti - Integrante / José Maria Ewerton dos Santos Júnior - Integrante / Henrique Colin Soarez - Integrante / Ivan Kakimoto - Integrante / Paulo A G de Souza - Integrante / Osmar M Kamida - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenv. Econômico do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 6
Membro: Antonio Mauro Saraiva.
2.   1990-1992. Sistema de controle de cargas refrigeradas
Descrição: Inicialmente proposto pelo autor e pelo prof. C.E. Cugnasca como projeto de formatura para alunos de engenharia de eletricidade da EPUSP em 1990, este projeto evoluiu para um trabalho de dissertação de mestrado do prof. André R. Hirakawa, em 1992, sob orientação do prof. Dr. Antonio Hélio Guerra Vieira, com recursos do CNPq. Consistiu no desenvolvimento de um computador de bordo para controle de temperatura de contêineres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antonio Mauro Saraiva - Coordenador / André Riyuiti Hirakawa - Integrante / Marcelo Maziero - Integrante / Antonio Hélio Guerra Vieira - Integrante / Roberto H Hayashi - Integrante / Shen C Ju - Integrante / Carlos Eduardo Cugnasca - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Antonio Mauro Saraiva.


(*) Relatório criado com produções desde 1950 até 2020
Data de processamento: 06/06/2016 15:45:32